terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Resenha - Mentirosos

Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Nº de páginas: 272
Nota: 4/5
Preço: Buscapé

Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Comentário: Mentirosos é um daqueles livros que cada detalhe conta. 
Comecei lendo distraidamente, pois achei que seria um daqueles: "só para passar o tempo", e acabei perdendo várias dicas que a autora deu. Algo de errado não estava certo, e que final!!
Vamos por parte, o livro conta a história da Cadance (Caddie) e sua família ridiculamente rica. Eles passam o verão em sua ilha particular, e ela tem seu grupo de primos (+ Gat) que se intitulam "Os Mentirosos". 
Mapa da ilha
Entretanto, algo muito ruim aconteceu no verão em que tinham quinze anos, mas ninguém lhe conta o que. Então você fica o livro inteiro se perguntando, e se torturando, para saber o que é. Isso pode até ser um pouco cansativo, pois ela passa metade da história se questionando, e para toda alma viva naquela ilha também. 
Mas posso dizer que vale a pena. Quando você descobre (FINALMENTE) o que realmente ocorreu, você tem um mind blowing, e seu único pensamento será "O que??" ou "Como assim??". Serio, porque não tem como alguém ter previsto aquilo. Eu pelo menos não consigo e fiquei no mínimo indignada e pensando naquilo durante dias. 
Mas vamos para alguns personagens.
A Cadance é uma menina um tanto imatura. Apesar de tudo o que tem ocorrido, ela lida com as coisas de uma forma muito radical. O que acaba sendo forçado, já que parece o fim do mundo para a menina. Ela me irritou um pouco, mas no final é ok.
O Gat é amigo dos Mentirosos, e par romântico da Cadance. Ele é um personagem mais interessante, mas sem atitude. Parece que tudo está bom, ou quando você acha que ele vai fazer alguma coisa, não. 
"Nós acreditamos que o tempo cura"
O Johnny, um dos primos, é o que eu mais gostei. Ele é irônico e meio babacão, mas é o mais engraçado e divertido. E sempre tenta alegrar a todos a sua volta.
A Mirren é a mais chatinha. Um tanto fresca, mas é uma boa companhia.
O avó e mãe da Caddie são confusos e bipolares. Em um momento eles parecem odiar a menina, no outro estão abraçando e confortando ela. Fiquei brava com eles na maioria do livro, já que sempre pediam para ela se recompor e se comportar como uma "Sinclair", mesmo que ela estivesse chorando ou chateada. 
"Nós fizemos acontecer"
O livro é um daqueles que dá o que discutir, e eu pretendo fazer outro post com spoilers, então me aguarde. 
Recomendo a leitura para as férias, já que é divertido, instigante e com certeza os fará curiosos para saber o final, que vale o livro todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário