quinta-feira, 8 de junho de 2017

Leitores Anônimos


Oi, meu nome é Camilla.
Oi Camilla.
E eu sou viciada em comprar livros. 
*Sons de pessoas confortando a  Camilla são percorridos por todo o salão*
Isso vem acontecendo há muito tempo, não tenho mais dinheiro, e não vejo mais as paredes ou chão da minha casa. Minha mãe ficou preocupada depois de eu ter perdido o casamento da minha melhor amiga para terminar um livro. Mas vocês vão me entender, era o final de Jogos Vorazes. Como eu poderia parar?
*As pessoas concordaram*
Não saio mais de casa, vendi minhas roupas, televisão, tudo! 
Mas eu tive de comprar as novas edições de Harry Potter e as que estão saindo. Ilustradas.
Ah, eu apenas amo esses objetos maravilhosos.
O que é melhor do que sentir o cheirinho de um livro novo? Ou velho? Ou um ebook? Mesmo que não de para cheira-los...
Apenas sentir a história transbordar na mente enquanto os olhos correm as páginas, sentir as folhas amareladas enquanto acaricio a lombada, capa e corte.
*As pessoas começam a ficar inquietas em suas carteiras, enquanto a senhora que rege a reunião olha para Camilla de um jeito reprovador*
Ah, e as livrarias? As bancadas lotadas de aventuras, romances e até terror! Dá até para sentir aqui mesmo, fechem os olhos e verão! A entrada, e infinitas possibilidades enfileiradas nas estantes. 
E não há som melhor que...
*Ela chega perto da pessoa a sua esquerda e sussurra*
Promoção
*A pessoa treme só com o som da palavra*
Leve dois e pague um 
*As pessoas em volta começam a murmurar e a senhora os pede para ficarem quietos*
E isso que eu nem falei dos sites de venda! Submarino, Amazon, Saraiva....
Tantas possibilidades e comparações de preço! O mais barato vence.
*Ela suspira, e a mulher tenta passar para outra pessoa falar*
Espera! Ainda não acabei. Tenho que falar das bibliotecas.
*As pessoas cochicharam alegremente e se inclinaram para frente, para escutar melhor*
Corredores e mais corredores de livros! Bastaria falar isso para eu entrar em êxtase, mas fica melhor. Levar quantos você quiser. E.... *suspense* ...de graça.
*Começa um alvoroço na reunião e as pessoas vão a loucura. A senhora tenta chamar a atenção, mas demora a conseguir. Agradece a Camilla e passa para a próxima pessoa*


Texto original, fictício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário