sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Resenha - O retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Penguin Companhia
Ano: 1890
Número de páginas: 260
Preço: Buscapé
Nota: 4,5/5

Sinopse: Dorian Gray é o tema de um retrato de corpo inteiro em óleo de Basil Hallward, um artista que está impressionado e encantado com a beleza de Dorian; ele acredita que a beleza de Dorian é responsável pela nova modalidade em sua arte como pintor. Através de Basil, Dorian conhece Lord Henry Wotton, e ele logo se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata: que a beleza e a satisfação sensual são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida.

Entendendo que sua beleza irá eventualmente desaparecer, Dorian expressa o desejo de vender sua alma, para garantir que o retrato, em vez dele, envelheça e desapareça. O desejo é concedido, e Dorian persegue uma vida libertina de experiências variadas e amorais; enquanto isso seu retrato envelhece e regista todos os pecados que corrompem a alma.

Resultado de imagem para fotos tumblr o retrato de dorian gray

Comentário: O que dizer desse livro incrível? Começarei destacando que a escrita do Wilde é tão fina, detalhada e bonita que chega a ser poética. As palavras combinam entre si formando um texto fluído e gostoso de ser lido. Apenas uma coisa me incomodou, foi a quantidade de descrição presente na obra, e muitas vezes me pareceu que o autor não tinha o que escrever e colocou coisas sem importância para a história, só para dar volume no livro. Bom, eu posso estar errada e ser sim importante, se for o caso, alguém me corrija. Mas isso não substitui tudo o que o livro grita para a sociedade.


É um grande tapa na cara de muita gente, comecemos pelos personagens, que são bem caracterizados.
Basil Hallward é um pintor muito talentoso que venera a beleza de Dorian Gray, um amigo, que possivelmente é apaixonado por ele. Ao que me pareceu essa obsessão de Basil lhe cegou o deixando bobo, Dorian o tinha na mão.
Henry Wotton, um amigo do pintor, que conhece Gray no dia em que seu retrato foi pintado. Ele é uma terrível má influencia e acaba convencendo o bonitão que sua aparência é maravilhosa e que era uma pena que seria perdida com o passar dos anos. Bem, foi ele o responsável do surto do moleque. 
E finalmente, Dorian Gray , que obviamente é o protagonista. Sim, no livro o descrevem sendo muito bonito e tals, isso é repetido para nós ao decorrer da narrativa, tanto pelos personagens quanto pelo narrador. É triste e incrível ver a degradação da alma dele. Tudo é muito bem descrito e refletido em seu retrato. Todas as coisas horrendas que ele fez, nos faz perceber o quanto ele mudou e a pessoa terrível que se tornou.


Todas as coisas cometidas pelo protagonista são abafadas por sua beleza, como se isso mascarasse qualquer coisa de ruim que ele poderia ter feito. Além do mais, seu rostinho angelical e inocente não machucaria nem uma mosca não é mesmo? Errado. 
Ele arriscou tudo para continuar jovem, até mesmo a própria alma, será que é um preço justo a se pagar pela aparência perfeita? Dorian Gray achou que fosse. O final desse livro é incrível, talvez não tão inesperado, mas mesmo assim, me deixou de queixo caído. Já que traçou algo diferente para onde a história parecia estar indo. Esse autor é realmente talentoso, e quero ler mais coisas que tenha escrito, pena ter morrido na pobreza, por injustiças da época. Para quem se interessar recomendo fortemente a obra, e há dois filmes sobre o livro, que eu ainda não assisti, e um sobre a vida de Oscar Wilde que parece ser muito bom. 
Espero que tenham gostado e que leiam, acho que todos deveriam ler Dorian Gray ao menos uma vez.
Até a proxima.


"Aqueles que encontram significados feios em coisas são corruptos sem serem encantadores. Isso é um defeito.
Aqueles que encontram significados belos em coisas belas são os cultos. Para estes há esperança."
 - Oscar Wilde

Nenhum comentário:

Postar um comentário