segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Respira. Vai dar tudo certo!



Ai, que época do ano maldita! Milhares de pessoas se escrevem em instituições dos sonhos em busca da faculdade pública ou privada dos sonhos. Passam o ano todo só naquele nervosismo, estudando como um condenado, só para ter a chance de fazer essa prova e antes mesmo da nota sair, se remói com gabaritos e pressão muitas vezes de si próprio, com aquele pensamento de "eu não passei" e "foi um ano jogado fora" e vários outros.


Mas um dia uma professora minha disse "Seu maior inimigo será o nervosismo". 


Ás vezes você sabe a matéria de cor e salteado, mas aquele frio na barriga e a inquietação do corpo não lhe deixa pensar. E nessa hora o importante é respirar fundo e tentar se concentrar mesmo que pareça impossível. Provavelmente tudo o que estou escrevendo seja clichê e outras mil pessoas já te disseram, mas não deixa de ser verdade.


Tem uma coisa chamada inteligencia emocional, que pode acreditar, pode ser a chave para muitas questões sentimentais.
E o que é isso? Simples, é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles (créditos ao google). E você pode ligar os pontos e perceber que isso está muito relacionado a ansiedade na hora da prova, aprender a controlar suas emoções pode lhe ajudar tanto nessa situação quanto em várias outras da vida. 


E nunca se esqueça, se não for para ser nesse ano será em outro. Isso é o seu sonho? Então não vejo motivos para desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário